DestaquesEventos Paroquiais

Capina do Largo – Festa de Santa Efigênia

A capina marca o início das Congadas celebração de Santa Efigênia comemorado no dia 25 de Julho , e no dia 26 de Julho é comemorado o dia de Santana e São Joaquim sendo dia 16 de Nossa Senhora do Carmo o início da Festa de Santa Efigência. Recebe o nome: A capina do Largo – a tradicional limpeza de todo mato em volta da Igreja de Santa Efigência onde tem o cunho devocional! Teve origem na época da escravidão, e até hoje os descendentes de escravos e devotos de Santa Efigênia mantem viva a Tradição. Na abertura do evento No dia 24 de Junho dia da Natividade de São João Batista é celebrada uma Missa em seguida foi servido um café Comunitário ofertado pelos devotos.

O ritual que perdura a mais de 250 anos e acontece na cidade de Niquelândia na Paróquia e Santuário São José. Depois de capinarem o mato alto em volta da Igreja Santa Efigênia, conhecida como santuário dos negros, a festa começa com o levantamento do mastro da santa. Na sequência do mes de julho é realizada o cortejo, a procissão, as missas a Santa Efigência.

A organização fica por conta dos chamados festeiros, responsáveis pelo preparo da festa. Ao todo, são cinco festeiros de Santa Efigênia e cinco de Nossa Senhora do Carmo. A congada “trabalha” para as Santas, cantando e dançando, em uma formação fixa, constituída por duas filas paralelas, na rua e nas casas dos festeiros e promesseiros.