Ensinamentos

DIA DOS FIÉIS FALECIDOS!

Existe dentro de nós um desejo de eternidade porque nossa alma é criada para ser eterna.
A morte é uma triste resposta da vida a cada um de nós, mostrando que temos limites. Nos confrontamos com o desejo de eternidade, mas também com os limites imposto pela morte, que nos assusta, entristece e desanima.

Diante da morte nos sentimos impotentes,sabemos que cedo ou tarde ela chegará pra nós ou para os que estão próximo nós. Mesmo diante dos avanços da medicina e os diversos cuidados do homem ela nos assusta .

As três leituras proclamada no dia de FINADOS : Livro de Isaías, Carta de São Paulo aos Romanos e o Evangelho de São Mateus, proclamam a ação de Deus e sua resposta diante de nossa dor e desespero.

A primeira mensagem da Profecia de Isaías 25,6-9 , diz que Deus não quer que, a morte prevaleça na vida do homem! Mesmo diante desta dor, Deus dá novo sentido para morte, uma nova conotação nos conduzindo a crer na RESSURREIÇÃO ” e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo,”(Is 25,8)

A segunda mensagem é expressa na Carta de São Paulo aos Romanos : Afirma que a transformação da morte só acontece quando aceitamos o Espírito de Deus em nossa vida. Ele nos torna filhos de Deus. O Espírito Santo traz a liberdade do pecado; já não somos inimigos de Deus MAS FILHOS AMADOS, pois o amor de Deus está em nós. É o Espírito Santo que nos liberta da escravidão, é Ele que dá testemunho de nós, que somos filhos de Deus . Em nós clama o Espírito Santo: ABA PAI- e traz a nós a presença Divina.
O Espírito de Deus dá sentido a esse mundo, dá novo sentido a morte. Este Espírito nos movimenta a agir pela vida eterna, nos fazendo almejar a salvação e a rezar pela salvação dos falecidos. ” 18 Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. “(Rom 8,18)

A TERCEIRA MENSAGEM está no Evangelho de São Mateus, TODOS PRESTAREMOS CONTAS A DEUS DE NOSSA VIDA- Quem será nosso Juiz? Aquele que foi humilhado, ultrajado, flagelado, que sofreu a Paixão , que sabe o que é a dor da morte- JESUS CRISTO
Ele será o Rei no qual todos compareceremos diante dele , Ele será o Pastor que separará as ovelhas dos cabrito, os homens bons dos homens maus.
Aos homens bons dirá:” 34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,(Mateus 25,34) afirmando ” 40: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’.(Mateus 25,40)
Aos homens maus dirá: ” 41 ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;(Mateus 25,41)

Apesar de toda dor diante da morte , não podemos esquecer que existe uma morte pior, é a MORTE ETERNA é o que chamamos de INFERNO: Pra Deus é a MORTE TOTAL, é o que chamamos: SEGUNDA MORTE ou desligamento total da comunhão divina ; é a destruição do homem. Esta é a fé que a Bíblia nos traz e adverte, que Jesus tem o poder de nos livrar .
Acreditamos que a alma dos justos está na mão de Deus, parece que morreu e que acabou sua história, mas a Palavra de Deus afirma que não haverá tormento aos que foram justos nesta vida . Diz a palavra ” E sua morte é como uma destruição, quando na verdade estão na paz!” (Sab 3, 1-9)

Tags

Artigos Relacionados

Recomendamos este Artigo

Close
error: Content is protected !!
Close