Catequese

Imaculada Conceição de Maria

A Igreja  tem hoje a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria que foi instituída pela proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Maria  em 1854 pelo Papa Pio IX  que tem sua teologia de Base na Teologia de Duns Scottus  que diz que Deus quis, Deus pôde e Deus fez.

Deus  Quis  usar o mesmo meio no qual o pecado entrou no mundo através da desobediência da mulher e do homem Deus usa a obediência da Virgem Maria

Deus pode– O poder de Deus é ilimitado e Deus está no presente, no passado e futuro. Deus usou a redenção de seu Filho para que a Virgem Maria fosse pura do pecado original, sendo Ela a primeira a participar da graça redentora

Deus fez– A Encarnação é um fato histórico e Maria em previsão da missão foi isenta do pecado original.

A compreensão do Dogma da Imaculada Conceição é compreendida quando entendemos a Encarnação.O motivo de Cristo vir ao mundo assumindo a condição de homem é porque o Senhor veio para liberta do pecado,  por isso o Dogma recorda aspectos  Bíblico da promessa da Salvação .

No Livro de Gênesis conforme a primeira leitura da festa da Imaculada  lembra a queda do homem que ocorre pela desobediência. A vida humana em sua origem é apresentada com extensão do Céu, extensão da vida divina que manifestava através da liberdade do homem que era para o bem. Com a primeira desobediência  nasce no home uma força natural que é concupcência que impulso o coração do homem a busca do prazer, do poder e do ter fazendo deste deus de si mesmo. O homem está condenado a ser deus de si mesmo deste mundo mas perdendo a vida eterna.

Gn3,9-20

O Senhor faz a promessa da vitória sobre o mal apresentando a mulher com sinal da vitória Gn3,15( colocarei inimizade m Ti e a Mulher entre seu  descendente e dos descentes delas)  Maria é esta mulher da promessa de Deus, Maria será a Mãe do novo homem,  nasce  conforme São Maximiliano o ideal de Salvação do próprio de Deus; nasce a IMACULADA CONCEIÇÃO.  A mulher no qual a serpente, Diabo, não teria poder sobre Ela, Maria a Mãe do Salvador!

Na Leitura  de Efésio 1,3-6-Encontramos Deus que recria o homem para participar da vida eterna concedendo graças que foram perdida pelo pecado. Pela vinda de Cristo é seu sacrifício da cruz  e sua morte o Pai  usa os mesmos meios no qual o homem caiu no pecado da desobediência para buscar a salvação.A mulher de Eva passa a ser Maria ; da arvore do pecado passa a ser a arvore da salvação que é a cruz e a morte no qual todos temos a inclinação a morte eterna  Jesus morreu uma única vez por nós.

Portanto, São Paulo diz: somos escolhidos desde a criação do mundo em Jesus Cristo, somos predestinados; somos filhos adotados por Deus. E Maria é a porta no qual esta graça veio ao homem, por isso Ela nasceu Imaculada sem a mancha do pecado original!

No Evangelho Lc 1,26-38 :O Evangelho apresenta o  anjo da indícios da intenção do próprio Deus Primeiro que  que a Virgem Maria e plena da Graça Divina; pois Ela não é chamada pelo no de Maria mas pela eleição que Deus fez a Ela- Cheia de graça; Que o Menino que nascerá não fruto da intenção humana mas intenção do Espírito Santo. E o poder do Espírito Santo é a força que fez Maria nascer pura de todo pecado, da mesma forma que uma estéril com Isabel tem a graça de um filho, assim uma virgem como Maria tem a graça de ser Mãe!

 

Artigos Relacionados

Recomendamos este Artigo

Close
error: Content is protected !!
Close